Ana Tereza Fotografia

quarta-feira, 5 de março de 2014

A História do Vestido de Noiva


Sou uma pessoa curiosa, gosto de saber sobre a origem, a história de fatos e coisas. E nesse contexto, o universo das bodas me encanta, são tantas tradições e ritos, então, pesquiso para saber de onde vieram.

Já publiquei sobre a história do buquê de noiva e hoje falarei do item mais importante para as noivas e o mais esperado pelos convidados: o vestido.

Em épocas mais remotas, como na Idade Média (entre 476 e 1453), e em culturas diferentes como o Japão, Índia e China se usou muito o vermelho.
As cores eram variadas, contanto que os vestidos fossem suntuosos e luxuosos. Até porque, o casamento era visto como um arranjo comercial e o vestido da noiva servia justamente para mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. A discrição nem sempre foi sinônimo de bom gosto na moda, tanto que a noiva romana, por exemplo, podia usar um véu vermelho escuro, quase em tom vinho, sobre uma túnica amarela cor de açafrão. Na Grécia antiga, as mulheres usavam cores escuras, inclusive estampados.


Vestido de Noiva - Idade Média


Já o preto predominou na alta Renascença (século XVI) e no período barroco (século XVII), época em que a Espanha ganhou primazia nos costumes europeus, e a cor mais propícia para se apresentar em uma sociedade religiosa, inclusive para as noivas era o preto. Esqueça o bom e velho preto básico, pois as vestimentas eram pesadas e luxuosas.

Sobre a origem do vestido branco não há consenso. Registros indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi pioneira e aderiu ao branco no século XVI. Uma das explicações para a escolha foi que ela fez uma homenagem à família Guise, de sua mãe, que tinha a cor branca no brasão.

Mary Stuart em seu casamento

Outro relato é sobre o casamento da rainha Maria de Médici, da França, no século XVII. Natural da Itália, Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa. Diz-se que, apesar de ser católica, ela se rebelou contra a estética religiosa vigente que exigia além do preto, vestidos fechados até o pescoço. Michelangelo atribuiu o branco do vestido de Maria de Médici à pureza da moça, que tinha apenas 14 anos.

Maria de Médici em seu casamento

Mas o amor romântico faz com que muitos atribuam a origem do vestido de noiva branco à rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX. Isso porque ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor em um esplendoroso traje, com vestido e véu brancos e sem coroa, o que também foi inédito. Por ser uma rainha, foi ela quem pediu o marido, o príncipe Albert, em casamento. Depois que o marido morreu, a rainha Vitória só usou preto.

Rainha Vitória em seu casamento

Na próxima semana falarei sobre o que seu vestido deverá ou não ter, de acordo com seu tipo físico.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário